Fórum Territorial dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades: Construindo um Brasil Mais Inclusivo

Moimento de Abertura do Fórum no Colégio Eurico de Souza - Composição  da mesa 

No último dia 29, o auditório da Escola Municipal Eurico de Souza foi palco do 1º Fórum Territorial dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades do Médio Sertão, envolvendo os municípios de Aquidabã, Graccho Cardoso e Itabi. Sob o tema "Cenário Atual e Futuro da Implementação das Pessoas com Deficiência: construindo um Brasil mais Inclusivo", o evento, provocado pelo Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades em Sergipe (CONSER), foi organizado pelas secretarias municipais de assistência social desses municípios.

 

A palestra magna do evento foi conduzida por Ariny Mirele, coordenadora do Centro de Especialidades Transdisciplinar Florescer, em Aquidabã, abordando o tema do "Capacitismo". Ariny  trouxe reflexões importantes sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência, destacando a necessidade de superar estigmas e promover ambientes mais acessíveis e inclusivos.

 

Fórum Territorial dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades

Fóruns como esse visam sensibilizar a comunidade sobre as questões enfrentadas por pessoas com deficiência. São espaços para compartilhar experiências e boas práticas, permitindo que diferentes municípios aprendam uns com os outros e definam estratégias específicas para melhorar a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência, em todas as esferas e em formato de políticas públicas. 

Mylena Rocha participando do Fórum 

A ACCCA, representada por sua presidente Mylena Rocha, participou do fórum, reconhecendo a importância da Rádio Comunitária Aquidabã FM para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Mylena Rocha destacou que saiu do evento com objetivos claros de buscar capacitação para a temática dos comunicadores da Aquidabã FM e de todas as pessoas envolvidas nas atividades da entidade . A emissora busca se tornar não apenas um veículo de informação, mas também um agente multiplicador do conhecimento, promovendo ativamente a inclusão em sua comunidade.

O evento reforçou o compromisso de todos os envolvidos na busca por uma sociedade que reconheça e valorize a diversidade, transformando desafios em oportunidades para crescimento coletivo. O papel da ACCCA nesse contexto destaca seu comprometimento não apenas com a informação, mas com a transformação social positiva em Aquidabã e região.